Municipios
PUBLICADO EM 09/08/2017 ÀS 22:28
Seminário discute fortalecimento da agricultura familiar, em Palmeira
Evento aconteceu na última terça-feira (8, na sede da AABB do município
Foto: Assessoria
Da Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, e por meio das secretarias municipais de agricultura e Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Estadual de Agricultura, realizaram na última terça-feira (8), o seminário “Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O evento aconteceu na sede da AABB de Palmeira e tratou sobre as alternativas e oportunidades para o homem do campo e, também, a implantação do perímetro irrigado da barragem do Bálsamo, que irá fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Aquisição de Alimentação Escolar (PNAE) na zona rural do município.

As palestras foram proferidas pela secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento e pela nutricionista do município Mônica Brandão, que falaram sobre “Projeto Alimentação Saudável”; o coordenador do Programa de Apoio à Produção dos Projetos Públicos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Pedro Melo falou sobre “Perímetro Irrigado”; a secretária de Agricultura de Quebrangulo Valdelane Tenório tratou sobre as “Experiências com Compras Governamentais”; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmeira Cléa Carvalho destacou o “Papel da Agricultura para o Desenvolvimento Econômico do Município”, e o representante do Sebrae Alagoas Luiz Henrique explicou detalhes sobre “Compras Governamentais PAA-PNAE”.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura Álvaro Vasconcelos, o principal objetivo dos governos estadual e municipal é valorizar o homem do campo. “Vamos fazer com que cada vez mais o homem do campo se sinta valorizado. E é isso que o governador Renan e o prefeito Júlio também querem. Na hora que a agricultura se desenvolve, cresce o homem do campo, mas toda a cidade também se desenvolve. O seminário é mais uma oportunidade que o homem do campo tem de se atualizar e também adquirir conhecimento”, avaliou o secretário.

O prefeito Júlio Cezar disse que o seminário foi uma preparação para o próximo dia 14, quando o governador Renan Filho estará em Palmeira para assinar a Ordem de Serviço, em parceria com o município, que vai irrigar o primeiro perímetro do Bálsamo, que compreende 200 hectares. “Quero dizer a cada presidente de Associação que a realização do seminário foi um dia muito feliz, mas apenas uma preparação para o dia 14, quando o governador e eu assinaremos a Ordem de serviço, que já está pronta, para as obras do Bálsamo. Em 1952 o Dnocs já falava dessa obra, mas há oito anos o Bálsamo não recebeu a atenção que merecia. Agora, isso vai mudar e Palmeira entrará na rota dos municípios que produzirão alimentos e na rota dos agronegócios, que apesar da crise econômica é quem empurra o nosso país para frente. Estamos construindo caminhos novos para a reconstrução e recuperação da nossa produção, e com os parceiros certos a gente reconstrói a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Também participaram do seminário a secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa, secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Val Gaia, técnicos de secretarias estadual e municipal, o presidente da Federação das Associações Comunitárias de Palmeira dos Índios (Facompi) Manuel Barbosa, líderes de associações, produtores rurais, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas Elizeu Rêgo, e demais participantes.



Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.
Topo
© Copyright 2017 - Todo Segundo, O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas