Mulher
PUBLICADO EM 06/10/2017 ÀS 13:11
Outubro Rosa é iniciado em Palmeira dos Índios
A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas
Foto: Divulgação
Da Assessoria

O Outubro Rosa é um  movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, as unidades de saúde promovem ações de conscientização sobre o câncer de mama, compartilham informações e proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.  A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% de novos casos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Nordeste brasileiro é a 4ª região com casos mais frequentes desse tipo de câncer, sendo 38,04 casos para cada 100 mil mulheres. A região Sul ocupa o primeiro lugar.

Diversos setores e demais secretarias já estão realizando atividades em alusão ao mês rosa, mas a abertura oficial acontecerá na próxima quarta, dia 11, a partir das 8h, na Praça Pedro Suruagy, em Palmeira de Fora. Com o tema “Câncer de Mama tem cura, a sua saúde começa pela prevenção” o evento é promovido pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na abertura, e durante todo o mês nos Postos de Saúde da Família, haverá aferição da pressão arterial, glicemia capilar, orientação do autoexame das mamas, solicitação de mamografia de rastreamento, palestras, testes rápidos, psicóloga para aconselhamento, vacinas, citologia (apenas nos PSF’s), ginástica laboral para as mulheres com educador físico, avaliação de saúde bucal e rodas de conversa.



Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.
Topo
© Copyright 2017 - Todo Segundo, O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas