Casa & Decoração
PUBLICADO EM 28/08/2016 ÀS 19:28
Inspire-se a aprenda a fazer uma cozinha moderna
Materiais usados no ambiente, seus eletrodomésticos e os próprios atos sustentáveis dos moradores fazem o cômodo "brilhar"
Foto: Shutterstock
Para a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, é possível fazer um projeto bacana em cozinhas de qualquer tamanho. De acordo com a especialista, quanto maior a área, o projeto cria novos espaços como despensa, prataria, adega com apoio para serviço de vinho, espaço degustação de café, entre outros. E quanto menor a área, modula-se o ambiente de forma criativa com equipamentos em torres para tirar proveito do espaço e sobrar pelo menos uma pequena bancada de apoio.

A cor é parte importante desta decoração. Uma cozinha "gourmet" tanto pode ser de uma única cor com texturas, brilhos e fosco, quanto pode ser multicolorida. “O desenho do mobiliário em conjunto com os eletrodomésticos é o que vai fazer a construção de sua imagem”, pontua a profissional. Existe ainda o uso dos estilos retrô ou vintage: o primeiro deles classifica um produto novo e fabricado agora, porém copiando o estilo ou design passado; já o outro se utiliza de peças antigas nas sua composição. Ah, e não esqueça da iluminação do local. “O ideal é o uso de lâmpadas brancas”, orienta o do arquiteto Júlio Beraldo, do escritório Iná Arquitetura.

Uma cozinha moderna é também uma cozinha sustentável. Torneiras eficientes e fluxo controlado economizam água. Uma dica valiosa é procurar ter iluminação e ventilação para que não seja necessário compensar essas ausências com mais equipamentos como ar-condicionado e muitas luminárias. Fique atento ainda na utilização do projeto para alocação dos equipamentos de forma a reduzir o consumo de energia. “O fogão não deve ser instalado ao lado da geladeira, pois este aquece o aparelho e faz com que ela tenha que resfriar mais para fazer a compensação”, diz Cris.

Na opinião de Júlio, a sustentabilidade não esta na cozinha em si, mas nos hábitos dos moradores. “Bons exemplos são a separação dos lixos orgânico e reciclável, e o cultivo de uma horta na janela da cozinha. Acho que não tem coisa mais moderna do que cultivar o próprio alimento”, conclui.

Do ZAP em Casa



Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.
Topo
© Copyright 2017 - Todo Segundo, O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas